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Tudo o que você precisa saber sobre o Google Shopping

Por Luiza Curityba | Redatora na Go&Grow!

 

Lançado em 2011, o Google Shopping é uma ferramenta que reúne diferentes produtos – de acordo com sua busca. Pesquise, por exemplo, por “guarda-roupa” no Google. Logo, no topo da página de resultados, aparecerá uma lista de itens que correspondem ao que você procura. Nesse caso, você verá guarda-roupas de diferentes lojas e com diversos preços. 

 

Assim, o mecanismo ajuda na comparação de ofertas, na avaliação dos valores e, ainda, na observação dos comentários de outros compradores. Tudo isso faz dele uma excelente estratégia para que potenciais clientes tenham acesso fácil ao seu produto. Quer saber mais? Neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre o Google Shopping. Confira!

 

A vitrine 

Podemos identificar o Google Shopping como uma verdadeira vitrine virtual, que pode ou não ser personalizada. Isso porque a ferramenta possui mecanismos que permitem que o usuário filtre sua busca para deixá-la mais específica. No caso do guarda-roupa, você poderia escolher a cor que desejasse ver. Se fosse uma roupa, seria possível definir o tamanho. 

 

Todo esse serviço foi, inicialmente, disponibilizado de maneira gratuita. Depois, com a alta demanda, ele se tornou pago, como os anúncios em redes sociais. Agora, devido à pandemia da Covid-19, o Google Shopping viabiliza que os e-commerces apareçam nele de forma orgânica, ou seja, sem investimentos, apenas com estratégias que impulsionem seu conteúdo ou seu produto.

 

Mas como fazer isso? Esse é o assunto do nosso próximo tópico.

 

Quero aparecer no Google Shopping

Para estar nos primeiros resultados da busca do Google, é preciso atenção a alguns pontos importantes. Afinal, o Google Shopping prioriza mostrar o que a ferramenta avalia ser relevante ao público. Com o objetivo de conquistar tal relevância, o passo inicial é fazer um cadastro no Google Merchant Center. Depois, criar uma listagem de produtos e fazer a marcação de dados.

 

O próximo passo é anunciar. Nesse momento, escolha os melhores itens da sua lista. Considere a qualidade de cada um, o que é tendência e o que é mais procurado por seus clientes. Essa também é a hora de se lembrar da sua persona e garantir que suas opções estão coerentes com o que é buscado por ela. Feito isso, capriche na criatividade.

 

Para um anúncio chamar a atenção e gerar engajamento, sendo ele pago ou para atração orgânica, alguns fatores são primordiais. Entre eles, ganham destaque um bom título, imagens ou ilustrações de qualidade e informações objetivas sobre o que a sua empresa e o seu produto oferecem. Dados como a URL do e-commerce e o preço da oferta devem estar visíveis no conteúdo.

 

Vantagens para o seu negócio

Além de montar sua vitrine virtual na maior plataforma de busca do mundo (o Google domina 94% do tráfego orgânico da internet), outras vantagens aparecem ao aderir ao Google Shopping. Uma delas é a geração de tráfego para o seu site. Se o seu anúncio foi assertivo, são grandes as chances da taxa de clique ser alta e, consequentemente, levar muitos visitantes ao portal da empresa.

 

Em segundo lugar, você receberá leads mais qualificados. O que isso significa? Quando a pessoa decide clicar no seu produto, ela está demonstrando interesse. Ao navegar no seu site, estará mais perto da decisão de compra. Logo, a chance de conversão aumenta. E tudo isso pode ser facilmente monitorado. 

 

O relatório gerado pelo Google Shopping viabiliza a avaliação do que foi mais procurado e acessado em um determinado período. Esse feedback é completo e ajuda na análise de desempenho da sua empresa, contribuindo para as próximas decisões estratégicas que deverão ser tomadas. Atrelado a elas, que tal considerar também os anúncios do Gmail?

 

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