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Quais conteúdos produzir para cada etapa do funil de vendas?

O funil de vendas é uma das principais estratégias do marketing digital para determinar a jornada dos potenciais clientes do seu negócio. Para isso, os conteúdos produzidos devem oferecer soluções para suas dúvidas e seus problemas. Com o objetivo de que o caminho seja percorrido com excelência e entregue o que os leitores buscam (ou para que descubram uma necessidade antes desconhecida), o segredo é fornecer a informação certa no momento correto e ideal.

 

O formato em funil representa o caminho: a maior atração está no topo. A base, curta, simboliza a conversão. O planejamento de Inbound Marketing, então, deve definir pautas que correspondam ao comportamento dos consumidores em cada etapa dessa trajetória. Vamos descobrir como fazer isso? Ao longo do texto, listamos as principais premissas para criação de conteúdos de topo, meio e fundo do funil.

 

 

A descoberta no topo

O topo do funil simboliza o primeiro contato da sua empresa e do seu conteúdo com um cliente em potencial. Ali, encontra-se o maior número de pessoas interessadas no assunto que está sendo abordado por sua estratégia. Nesse estágio, é importante que o material oferecido seja relevante para que os suspects compartilhem a experiência e naveguem cada vez mais longe para descobrir suas soluções.

 

Para o topo, leve informação. Apresente conceitos, busque suprir necessidades. Normalmente, esse conteúdo é acessado por cliques em anúncios ou por pesquisas rápidas no Google. Logo, é preciso oferecer respostas aos potenciais clientes. Por isso, blog posts e vídeos são muito indicados.

 

O que são suspects?

Suspects são os novos visitantes e prováveis compradores do seu site. Estão em fase de conhecer o negócio e o que há de inovador nas soluções ofertadas. Pense neles como a sua persona antes de ela se tornar cliente. Por enquanto, ainda é uma “suspeita”. Em uma campanha estruturada para atrair novos contatos, é o interesse desse grupo que se sobressai.

 

 

No meio, as considerações

Quando chegam ao meio do funil, os usuários já possuem uma intenção bem definida com aquela busca. O problema foi identificado, e, agora, é hora de conhecer as possíveis soluções e fazer considerações para chegar à ideal. Assim, há maior abertura para aproximação: os navegantes tornaram-se prospects e querem conhecer os benefícios.Por que, em meio à concorrência, o seu serviço ou produto é o que deve ser escolhido?

 

Percebe que a venda está subentendida? Como cliente em potencial, ele estará disposto a informar dados como nome e e-mail, por exemplo, para dar início à relação com o seu negócio. Assim, investir em e-books, podcasts e infográficos para aprofundar conceitos podem ser as chaves para ter engajamento efetivo.

 

O que são prospects?

Antes de efetuar uma compra, ao fazer as considerações, seu potencial cliente é chamado de prospect. O contato e a interação com a marca já são recorrentes, e há abertura para que o time de venda esteja mais próximo. Como em uma corrida, este é o momento de oferecer suprimentos que o impulsionem e, assim, direcionar o participante até a chegada: o fundo do funil.

 

 

O fundo do funil de vendas

Chegamos à etapa final, em que as vendas acontecem. Seu visitante já está qualificado para se tornar, de fato, um cliente e consumidor da sua marca. O conteúdo produzido começa a ser mais persuasivo e vai ser essencial para reforçar diferenciais, mostrar credibilidade e valor. Na prática, aposte em cases de sucesso e depoimentos de quem já vivenciou os benefícios do seu negócio.

 

Além disso, criar comparativos, reviews de produtos e pesquisas de mercado é interessante para ampliar o conhecimento sobre o que está sendo oferecido. Caso seja possível, aposte, também, em ferramentas gratuitas e versões de demonstração. E não para por aí: fechou a venda? Encante seu novo cliente para que ele continue com você! Planeje ofertas, ofereça suporte e tutoriais. Fique próximo!

 

Gostou deste artigo e está pronto para fazer a diferença com marketing digital? Como dito, o funil de vendas é uma das principais estratégias para atrair seu público, mas não é a única. Para ficar por dentro de tudo, acesse nossos conteúdos!