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Marketing digital e tradicional: como uma estratégia complementa a outra

Por Ramon Freitas | Redator na Go&Grow!

 

Estratégias de marketing digital e marketing tradicional se complementam? Muita gente acredita que a divulgação off-line saiu de moda e, por isso, as apostas devem estar concentradas em canais on-line. Será que isso é verdade? Continue a leitura deste post. Vou esclarecer todas essas questões e ainda dar a receita matadora para a sua empresa vender mais!

 

Marketing tradicional

 

O marketing tradicional surgiu nos anos 1940. Ele pode ser classificado como aquele cujas ações não dependem da internet para existir. Comerciais de TV, spots de rádio, outdoors, panfletos e anúncios impressos diversos são exemplos desse tipo de conteúdo.

 

Historicamente, os veículos acumulavam grande audiência. Portanto, quando as marcas inseriram suas peças na programação, o sucesso com o público foi imediato. O grau de confiança que alguns consumidores depositam na divulgação também é algo a ser considerado. Até hoje, pessoas mais velhas consomem, exclusivamente, canais off-line.

 

Outro ponto importante para reflexão é que, aqui, a comunicação se dá em apenas uma via. A empresa diz algo por meio da divulgação e não recebe a resposta do público sobre a campanha. Como complicador nesse sentido, ele ainda tem maior durabilidade que ações on-line.

Apesar de os custos serem mais altos, os resultados podem responder à altura. Anunciar no horário nobre — no intervalo da novela — tem o potencial de fazer inúmeros pares de olhos perceberem o seu negócio, certo? Mas isso só é relevante se o seu público estiver entre eles. Entretanto, devido ao alcance abrangente, várias outras pessoas – as quais provavelmente não se interessarão pelo seu produto ou serviço – visualizarão o material.

 

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Marketing digital

 

O marketing digital tem ganhado cada vez mais força na comunicação das organizações. Hoje é praticamente impensável que determinada empresa o deixe de lado. Ele abrange as ações que acontecem no meio on-line, incluindo anúncios em redes sociais, e-mails, SMS e outros canais virtuais.

 

Neste tipo de marketing, por outro lado, a comunicação ocorre em via dupla. Assim que a ação é divulgada, o consumidor pode interagir com ela e emitir opiniões. Dessa forma, a empresa consegue ajustá-la em tempo real, antes que todo o resultado seja comprometido.

 

O investimento em peças on-line é menor. Afinal não há a necessidade de gastos com impressão ou com uma megaprodução de comercial, por exemplo. Uma questão legal é que, a partir de algumas técnicas, o consumidor encontrará você, organicamente, dispensando o esforço contrário.

 

Com a otimização dos mecanismos de busca (SEO) alinhada a uma boa estratégia de inbound marketing e de marketing de conteúdo, as pessoas não só encontrarão seu negócio, mas descobrirão uma necessidade (“dor”) e desejarão comprar o que a sua marca oferece.

 

Por meio do planejamento, é possível segmentar bem o público. Você pode descobrir detalhes como sexo, idade e até hobby. A internet é uma ferramenta muito poderosa. Os resultados da ação on-line são imediatos. E tudo isso é muito fácil de ser metrificado, mensurado e analisado a partir do investimento.

 

Estratégia de marketing digital e marketing tradicional

 

A estratégia perfeita é aquela que mistura o marketing tradicional e o digital. Não há um melhor. Existem meios e recursos a serem explorados, a fim de promover a sua marca. Ao lançar mão de campanhas completas, multiplataforma, em variados canais, você terá mais chances de ser bem-sucedido.

 

O planejamento é essencial. Identifique o seu público. Descubra onde ele está, o que consome, o que gosta de fazer… Aí, já teremos uma boa base. Depois, pense no seu principal objetivo. Vender? Conquistar mais pessoas? Divulgar um lançamento?

 

Com as informações separadas, é hora de pensar nas ações (on e off) com potencial de resolver o problema. Elas devem estar adequadas ao orçamento, encaixadas no cronograma de execução e sob a responsabilidade de alguém da equipe. A mesma linha editorial, o tom de voz e a mensagem devem aparecer em todas as peças, ok? Valorize a identidade criada.

 

Explore, teste, interaja e monitore. Independentemente do meio, com um bom conceito e o planejamento impecável, a sua estratégia de marketing digital e marketing tradicional será um sucesso! Gostou do post? Então leia este outro também sobre o que é inbound marketing!