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Conheça a melhor maneira de usar os emojis a seu favor

Por Ramon Freitas | Redator na Go&Grow!

 

Aposto que você usa ou já usou carinhas e símbolos em suas conversas on-line. Eles são ótimos e representam muitos sentimentos com apenas um caractere. Da mesma forma que eu e você, as empresas estão lançando mão dos emojis no marketing 📈.

 

O sucesso, em muitos casos, é garantido. Afinal, as pessoas ficam mais interessadas e cativadas quando interagem com organizações humanizadas, ou seja, que compartilham características com as pessoas.

 

A seguir, proponho que a gente converse mais sobre o assunto. Topa entender a história dos emojis, ter acesso a alguns dados e descobrir como criar uma estratégia eficiente em seu negócio? Venha comigo! 🏃 🏃‍♀️

 

A história dos emojis 😀

O surgimento dos emojis, como você já deve imaginar, aconteceu no Japão, no fim dos anos 1990. A responsável por eles foi uma empresa de comunicação que resolveu juntar imagem (e) com caractere (moji). Desde então, o uso dessas divertidas representações só tem crescido — tanto na mídia quanto nas organizações e nas conversas informais.

 

E não é para menos. Um simples desenho pode falar muito, expressar sentimentos, suavizar mensagens, atenuar críticas, quebrar o gelo, aproximar pessoas e trazer um tom mais descontraído ao diálogo. Isso tudo pode cativar o consumidor.

 

Tome nota! Emojis não são a mesma coisa que emoticons. Estes foram criados primeiro com o intuito de passar emoção por meio de sequências de caracteres do teclado padrão. O termo reúne duas palavras em inglês: emotion (emoção) e icon (ícone). O primeiro emoticon foi o smiley :-). Em 1982, ele inaugurou a tendência de rostos com fontes tipográficas. Outros exemplos são 🙁 e :'(.

Emojis no marketing 🤩

Você sabia que 92% das pessoas conectadas usam os emojis? Eles, em um curto espaço, conseguem expressar sentimentos e transmitir ideias. Quase um terço dos internautas utiliza o recurso várias vezes por dia — eu me incluo nessa estatística 😉. Os dados são da Cia websites.

 

Bem, agora, você já sabe que os potenciais consumidores da sua marca estão usando o recurso. Quer saber como usar isso a seu favor para atingi-los 🏹? Humanizando a comunicação, a fim de gerar simpatia para engajar o público. Isso só será possível se a organização “falar a língua das pessoas”, por meio de ações que gerem identificação. Os emojis fazem parte da estratégia.

 

O estímulo visual dessas carinhas é supervalioso. Com uma simples olhada, o cérebro é capaz de associá-las às expressões humanas. Mais que uma alternativa, a ferramenta tornou-se uma necessidade. Apostar no recurso pode ser a chave para o seu sucesso, mas ela exige muito preparo e também não funciona de maneira isolada.

 

A estratégia perfeita 😍

Nas próximas linhas, vou mostrar qual é a melhor maneira de incluir os emojis no marketing da sua empresa. Prepare o caderno de anotações ✍!

 

Conheça intimamente seu público

Em primeiro lugar, é necessário conhecer profundamente o seu público. Idade, classe, hobbies, profissão, gosto musical… Toda informação que você puder levantar será útil para a comunicação.

 

Onde essas pessoas estão? Quais redes sociais elas usam? Comunicam-se de maneira formal ou informal? Como elas interagem? Tome nota de tudo. Depois, crie uma persona para facilitar o trabalho.

 

Aprenda sobre o universo dos emojis

Se o seu público está conectado e usa os emojis, você também deve utilizá-los. Mas atenção: eles são muito mais do que simples carinhas. Portanto devem ser empregados com conhecimento.

 

Um erro pode mudar totalmente o significado da mensagem. Já pensou botar tudo por água abaixo por causa de 💩? Recomendo a visita ao Emojipedia para entender tudo sobre esse universo.

 

Adapte o recurso à identidade da marca

O último desses passos básicos é adaptar o uso dos emojis à identidade da sua marca. Cada empresa tem o seu próprio jeito de se expressar, o tom de voz que está diretamente ligado ao seu propósito e aos seus valores ❤️. Por isso, procure somar o recurso sem nunca perder a personalidade.

 

O que funciona para uma organização não necessariamente dará certo para outra. As pessoas vão se identificar justamente com instituições coerentes e com posicionamento marcante, próprio. Modalize a forma de se expressar, utilizando os emojis quando for o caso. Mas não force a barra. Mensagens mais sérias e formais dispensam o adereço.

 

Espero que este texto tenha contribuído com informações relevantes sobre o papel dos emojis no marketing. Com certeza, o assunto merece a sua atenção e um tempo de estudo para acertar em cheio na estratégia. Quer continuar aprendendo? Acesse nossos outros conteúdos! 👋