Blog

Vendas on-line: as previsões para a Black Friday 2020

Por Luiza Curityba | Redatora na Go&Grow!

 

O isolamento social, importante medida contra o avanço do novo coronavírus, tem mudado a relação e o comportamento das pessoas. Isso é válido quando falamos de relacionamentos interpessoais e de nossos hábitos de consumo. O fechamento temporário das lojas físicas fez com que as vendas on-line crescessem consideravelmente. Hoje, os pagamentos em meios digitais são mais rápidos e mais fáceis.

 

Agora, a questão que fica é: essas transformações serão definitivas? Ao longo do texto, vamos falar sobre a relevância do e-commerce no período da pandemia, as tendências para os próximos meses e o que esperar da Black Friday deste ano. Vamos, juntos, entender como o marketing digital ganha força nesse cenário e pode impulsionar o seu negócio mesmo em uma perspectiva de crise.

 

Pronto para a leitura? Continue com a gente:

 

O crescimento das vendas on-line

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm, em parceria com a empresa de software Konduto, divulgou em pesquisa que, somente em abril, o e-commerce do Brasil cresceu 47%. E não está só: a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo fez seu estudo. O objetivo, aqui, era analisar os “novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”.

 

Em conjunto com a Toluna Insights, especializada em pesquisas, o levantamento mostrou que 61% dos consumidores da quarentena aumentaram suas compras devido ao isolamento social. O destaque evidenciado no resultado vai para as compras de alimentos e bebidas para o consumo imediato. O delivery, nesse caso, cresceu para 79% dos participantes.

 

Nesse cenário, os produtos relacionados à alimentação não estão sozinhos. De volta ao levantamento da Konduto com a ABComm, alguns setores como os de artigos esportivos, autopeças, acessórios e bijuterias, brinquedos e jogos, cosméticos, farmácia, moda e decoração também estão em crescimento na internet quando o assunto é busca e compra.

 

Na palma da mão

A tendência, que se firma para os próximos meses (e, quem sabe, anos), estimula ainda mais o uso de sites e aplicativos em smartphones. Quem não quer facilidade para comprar tudo o que precisa na palma da mão e a poucos cliques? Grandes empresas têm explorado isso cada vez mais. Nas lives, por exemplo, que viraram um fenômeno durante o isolamento social, é comum termos na tela o QR Code que nos direciona à loja de aplicativos do celular para fazer o download do app daquele patrocinador.

 

Com clientes mais ativos do que nunca nas redes sociais, as estratégias de comunicação precisam contemplar o cotidiano do público. É assim que o marketing digital pode e deve ganhar força. Estar conectado, de maneira eficaz e transparente, é fundamental para ter sucesso e seguir o fluxo de vendas on-line.

 

O que esperar da Black Friday 2020?

A Black Friday começou nos Estados Unidos, sempre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, tradicional data comemorativa no país. O intuito inicial era, em novembro, inaugurar a temporada de compras para o Natal, movimentando o mercado e impulsionando as vendas. Em 2010, a ideia chegou ao Brasil, reunindo mais de 50 lojas. A iniciativa, nesse ano, foi totalmente on-line e fortaleceu o e-commerce nacional.

 

Depois, as lojas físicas brasileiras adotaram o movimento, promovendo descontos que, muitas vezes, se estendem durante a semana. Como o evento não possui uma organização centralizada, qualquer empresa pode participar – desde que estabeleça promoções reais. Em 2020, acontecerá no dia 27 de novembro, a quarta sexta-feira do mês.

 

Ainda não se sabe como estará o cenário do mercado brasileiro, principalmente em relação à Covid-19 e a suas medidas preventivas. Mesmo assim, há uma certeza: o centro de vendas e anúncios será a internet. Por sua expansão no país, não é provável que o movimento volte a ser exclusivamente on-line, mas, em qualquer setor, é preciso estar preparado para fazer conexões com o seu público.

 

Como me preparar?

Em primeiro lugar, se você, até então, não comercializa pela internet, clique aqui e confira um artigo completo com tudo o que você precisa saber para iniciar suas vendas on-line. Nele, passamos por estratégia e planejamento, valor do marketing digital e principais canais, como o e-commerce, o marketplace e as redes sociais.

 

Caso já tenha adotado o formato para o seu negócio, é hora de começar a traçar os planos para que possa oferecer, na Black Friday, boas promoções e para que elas cheguem a quem realmente é necessário. Nesse momento, muitas lojas começaram ou reforçaram a exibição de seus produtos no Instagram e no Facebook, aceitando pedidos pelo WhatsApp e realizando entregas em domicilio.

 

Em busca de destaque, estruture uma campanha que não só chame a atenção, mas que toque e conquiste o coração dos clientes. Lembre-se: no evento, descontos já são esperados. Mostre algo a mais! Além disso, você pode investir em mídia paga e criar uma landing page especial para a ocasião, a fim de capturar pessoas interessadas em suas ofertas.

 

Precisa de apoio nessa missão? Fique tranquilo! A equipe de especialistas da Go&Grow! está à disposição para ajudar você a conduzir e a fomentar as vendas on-line de sua empresa. Vamos fazer a diferença na Black Friday 2020? Entre em contato!