Blog

Landing Page: 4 dicas para a sua estratégia de Inbound Marketing decolar

Entenda para que serve uma Landing Page e saiba como otimizar os seus resultados

 

A Landing Page é uma página destinada à conversão de visitantes em leads. Sendo assim, é essencial para o sucesso da estratégia de marketing digital. Quando falamos em atração de clientes, ela pode ser o divisor entre um potencial consumidor perdido e uma venda concretizada. Levantamos alguns passos a fim de que você consiga uma página ideal para otimizar os resultados do Inbound Marketing.

Qual é a missão da Landing Page?

A missão principal de uma Landing Page é fazer com que o seu visitante aceite uma oferta. Geralmente, ela é o destino de todos aqueles que se envolveram em um dos calls to action da sua campanha. Deve receber o fluxo de pessoas proveniente de um e-mail marketing ou de um anúncio segmentado, por exemplo, e convencê-las a se tornarem leads, cadastrando seus dados.

 

Os itens básicos de uma Landing Page

Uma Landing Page persuasiva chama a atenção do visitante e faz com que ele complete uma conversão. Para isso, ela deve ter ao menos três itens básicos: uma oferta, um formulário e uma chamada para a ação, que é a finalidade da página.

 

Dicas para uma Landing Page assertiva

O básico todo mundo faz! O que irá diferenciar os resultados da sua estratégia de Inbound Marketing é a forma como você trabalha cada etapa. Por isso, elencamos dicas para você criar uma Landing Page com altos índices de conversão. Vamos lá!

 

1 – Priorize um design clean e organizado

A aparência tem um grande impacto na eficiência de sua Landing Page. O quão bem ela irá funcionar depende da facilidade que o visitante terá em encontrar o que deve ser feito. Todos os elementos devem trabalhar juntos para indicar a conversão.

 

Por isso, use cores de forma inteligente e imagens atrativas. O botão em que o usuário deverá clicar para concluir o cadastro, por exemplo, deve ter um tratamento especial. Reforce o contraste dele com o fundo, mostrando que é um local à parte dos demais.

2 – O sucesso mora nos detalhes

 

Tome conta de todos os pequenos detalhes de sua Landing Page. A navegação precisa ser óbvia e natural. Qualquer distração será motivo para que o seu visitante não vire um lead. Forneça apenas informações essenciais, aquelas que guiarão as pessoas ao seu funil de vendas!

 

Tenha certeza de que a informação-chave para a conversão será apresentada sem a necessidade de rolar a página. Se quiser detalhar alguma coisa, deixe para fazê-lo abaixo. Os internautas naturalmente têm a noção de usar a barra de rolagem para irem atrás de mais informações. Não faça uso de menus. A única opção para sair da Landing Page deve ser clicando em seu call to action.

 

3 – Faça do formulário sua melhor arma

 

O formulário de sua Landing Page é vital para os objetivos. Por isso, faça testes para encontrar o formato ideal. Tente, sempre que possível, mantê-lo curto. Selecione poucos campos, mas que sejam estratégicos para a sua segmentação. A prática mostra que, quanto mais o usuário tiver que preencher, menores são as chances de ele chegar até o fim.

 

4 – Aumentando as conversões

 

Mais duas dicas para melhorar os resultados de sua Landing Page são os vídeos e o SEO. Certifique-se de otimizá-la para os motores de busca, a fim de que seja facilmente encontrada. Utilizar vídeos também é uma ótima opção. Eles são tendência no marketing digital e ajudam a expressar melhor a sua proposta sem a necessidade de muito conteúdo, que pode afastar o potencial lead.

 

O poder do CRO

 

Se precisássemos resumir todas as dicas deste artigo em um conselho seria: invista em CRO. Essa é a sigla para Conversion Rate Optimization ou, traduzindo, “otimização de conversão”. Ela diz respeito ao conjunto de técnicas on-line utilizadas para auxiliar o usuário a concluir uma ação. A ideia é moldar todo o ambiente para tornar a experiência do usuário intuitiva e amigável.

 

Gostou das dicas? Agora, analise o trabalho que está fazendo e coloque-as em prática. Se precisar de apoio, conte conosco. Siga-nos nas redes sociais e continue acompanhando o blog para mais informações.