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Tudo o que você precisa saber para vender bem na internet

Por Maryanne Schmitz | Redatora na Go&Grow!

 

Você sabia que cerca de 71% da população brasileira estão conectados à internet? Esse é um dado divulgado pelo estudo Digital 2020 que só reforça o quanto a presença on-line é tão importante para um negócio.

 

Principalmente agora, durante a quarentena, os consumidores têm procurado lojas virtuais de suas marcas preferidas. Só em março deste ano, a busca por “entregas perto de mim” no Google cresceu 200%, e, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), no início de abril, houve um aumento de 30% nas vendas pela internet. Motivos suficientes para você colocar em prática esse formato, e aprender a vender bem na internet, não é mesmo?

 

Pode parecer complicado, mas fique tranquilo. Separamos tudo o que você precisa saber para iniciar as suas vendas pela internet. Confira!

 

Estabeleça uma estratégia

Nada funciona sem um bom planejamento. Por isso, esse deve ser o primeiro passo a ser cumprido. Faça um estudo sobre o seu público e defina a melhor forma de se comunicar com ele na internet.

 

Abuse do marketing digital

Mostre-se atualizado e faço algo que gere valor! Não foque apenas na venda. Invista em marketing digital, proporcione ao seu cliente um consumo que vai além do produto ou serviço e dê a ele conteúdos relevantes. Escreva textos, tire dúvidas, faça infográficos e lives. Reinvente-se e seja criativo. Mostre que você se importa e tem a solução de que ele precisa.

 

Esteja presente em mais de um canal de venda

Antes de tudo, é preciso que as vendas on-line sejam feitas de forma segura para o consumidor. Hoje, é possível fazer isso em diversas plataformas. Veja quais são elas e insira sua loja no mundo digital:

 

E-commerce

O e-commerce nada mais é do que um site de compras de uma marca, responsável por todo o processo, desde o estoque até a entrega para o consumidor. Esse é um modelo mais tradicional de vendas on-line e é recomendado para os negócios já consolidados no mercado e com público bem definido. Lembrando que esse ambiente virtual deverá proporcionar uma boa experiência de compra para o usuário, por isso, invista em SEO e tenha um alcance eficaz.

 

Marketplace

Diferentemente do e-commerce, o Marketplace reúne diversas marcas e tipos de produto, funcionando como um grande shopping center virtual. Esse tipo de site faz um intermédio entre o consumidor e a empresa e é ótimo para quem está iniciando as vendas pela internet e precisa ganhar visibilidade.

 

Redes sociais

Além de as redes sociais serem mais um canal de comunicação da sua marca com os clientes, ela também funciona como uma vitrine do seu negócio. Em muitas dessas plataformas, como Instagram e Facebook, é possível criar uma página profissional e estabelecer uma integração direta com outros canais de vendas, através de links. Uma forma muito rápida e eficaz de converter uma simples visita no perfil em venda.

 

Google Adwords

Outro aliado importante nessa estratégia de vendas é o Google Adwords, uma ferramenta de anúncios que tem o objetivo de aumentar o alcance da sua marca. Ela funciona em duas redes: a de display, que faz com que seus produtos sejam visualizados em grandes sites, por meio de banners e carrosséis, e a de pesquisa, que posiciona o seu site nos primeiros resultados de pesquisa do Google.

 

E-mail marketing

O bom e velho e-mail marketing também se mostra muito eficaz quando o assunto é conversão. Todo o processo de comunicação com seus possíveis consumidores é feito através de uma abordagem em etapas, o chamado funil de vendas. Você direciona o seu conteúdo para cada nível do funil, até que ele se torne cliente, e é aí que o e-mail marketing entra. Quem recebe essa comunicação já está propenso a fechar o negócio, e esse relacionamento pode ser bastante efetivo.

 

Lembre-se de que, para obter sucesso no negócio digital, você deverá proporcionar ao seu cliente a melhor experiência de compra, prestando sempre um bom atendimento. E não se esqueça de divulgar o seu empreendimento. Quem não é visto não é lembrado!

 

Se precisar de ajuda para alavancar o seu negócio, saiba que a Go&Grow! está aqui. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre o que podemos fazer por você!