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Como vender pelo Facebook: da atração do público à conversão!

Entenda como vender pelo Facebook e comece agora a mudar os rumos do seu negócio

Toda boa estratégia de marketing digital precisa considerar o Facebook como um de seus pilares. Das grandes empresas aos pequenos negócios, passando por profissionais autônomos, a ferramenta tem alto potencial de conversão de vendas. Mas para que isso aconteça, não basta estar presente na plataforma. É preciso saber como vender pelo Facebook.

 

Ter conhecimento técnico para engajar o público, ganhar escala e ter retorno é essencial. Pensando nisso, preparamos este artigo como um pequeno guia. Com ele, você vai entender melhor os conceitos aplicáveis e ter dicas práticas para vender mais na plataforma.

 

Os números do Facebook

 

No ar desde 2004, o Facebook cresceu rapidamente, tornando-se a maior rede social do mundo. Já são mais de 1,5 bilhão de pessoas conectadas à rede criada por Mark Zuckerberg. Se cada usuário fosse o habitante de um país, este seria o mais populoso do planeta, superando China e Índia. Em 2016, último ano completo, a cada minuto, o Facebook recebeu:

 

• Mais de 500 mil comentários;
• Mais de 290 mil atualizações de status;
• Mais de 130 mil fotos e vídeos.

 

Impressionante, não é mesmo? Mas para quem anda pensando em como vender pelo Facebook em território nacional, os dados seriam vantajosos?

 

O Brasil faz parte do “pódio” quando falamos em abrangência mundial. É o terceiro país com mais contas ativas, batendo a casa dos 99 milhões de usuários. Agora, pense em seu ramo de negócios. Seja qual for o seu público-alvo, é bem provável que ele esteja presente. Isso porque, estatisticamente, significa dizer que oito a cada dez pessoas que acessam a internet em solo brasileiro têm uma conta no Facebook.

 

Agora que já sabe a sua força, que tal partir para a prática e saber mais sobre como vender no Facebook?
Para que você possa vender pelo Facebook, é preciso compreender que todo meio tem o seu fluxo natural. Assim como a publicidade televisiva ou os meios off-line, o marketing digital também tem seus caminhos. No Facebook – e em outras redes sociais –, ele se baseia em atração, engajamento e conversão.

 

Isso corresponde a dizer que não existe fórmula mágica para o imediatismo. Marcas que se propõem a construir estratégias vencedoras compreendem que existem etapas a serem cumpridas. A primeira, como vimos, é a atração. Ao colocar a sua marca on-line, o primeiro passo é atrair os seus consumidores e os potenciais clientes.

 

Cinco dicas para atrair o público inicialmente:

 

• Invista em anúncios segmentados;
• Motive funcionários e conhecidos a se relacionarem com a página;
• Mostre em seu PDV que possui esse canal de relacionamento;
• Lembre-se de inserir o link em anúncios off-line e cartões de visita;
• Produza conteúdo de interesse para o seu público.

 

Após atrair o público, é a hora de engajá-lo. A ideia é gerar relacionamento, incentivando curtidas, comentários e compartilhamentos. Para essa segunda etapa, o foco principal deve ser a produção de conteúdo. As informações colocadas na página precisam ser relevantes e gerar valor para o público.

 

Dicas simples para criar um conteúdo relevante e vender pelo Facebook:

 

Imagens

• Inclua pessoas na arte (personifique o que está falando);
• Evite imagens muito complexas e de difícil interpretação.

 

Cores

 

• Sempre que possível, evite usar peças em azul e branco, que se confundem com a identidade do próprio site;
• Use cores vivas e chamativas.

 

Textos

 

• Prefira textos imperativos, que induzam o usuário a tomar uma ação;
• Evite palavras extensas e prolixidade.

 

Ainda sobre a criação de conteúdo para o Facebook, tente promover iniciativas que peçam a participação dos usuários. Enquetes, perguntas e promoções são ótimos meios para aumentar o relacionamento. Lembre-se de que uma rede social deve ser, antes de tudo, social. Ou seja, para o seu sucesso, é preciso que o interlocutor se socialize com a sua marca.

 

Público conquistado e engajado, é o momento de partir para a terceira etapa: a conversão

 

Esta é a hora de vender pelo Facebook o seu produto ou serviço. O primeiro passo é ter objetivos definidos. Só assim será possível criar a estratégia que transformará um seguidor em comprador.

 

• Pense de forma segmentada;
• Utilize a linguagem apropriada;
• Mostre benefícios;
• Dê facilidades, como cupons de desconto;
• Referencie para sua loja virtual;
• Utilize aplicativos para compras dentro da plataforma;
• Crie um call to action forte (a chamada para a ação de compra);
• Anuncie de formas variadas;
• Use estratégias de remarketing.

 

Para vender pelo Facebook, é preciso mensurar!

 

Após passar pelas etapas que elencamos, não deixe de mensurar suas ações. Só assim será possível descobrir a taxa de retorno sobre o investimento. Além disso, o acompanhamento dos resultados gera dados que irão permitir que você esteja sempre no curso correto. Será possível identificar os pontos positivos de suas campanhas e, também, as oportunidades de melhoria. Lembre-se de que esse deve ser um fluxo contínuo!

 

Dica final

 

Ao longo de todo o processo, tenha a consciência de que você está trabalhando para milhares de pessoas o bem mais valioso de sua marca: a credibilidade. Por isso, conduza todas as etapas de forma responsável e profissional. Se necessário, envolva uma equipe especializada para realizar o serviço.

 

Vender pelo Facebook é um tema amplo e impossível de ser resumido em apenas um artigo. Por isso, continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre como a sua marca pode crescer na plataforma. Acompanhe também nossas redes sociais!