Blog

O que é inbound marketing e quando começar a usar?

Por Ramon Freitas | Redator na Go&Grow!

 

Muita gente ainda se pergunta o que é inbound marketing. Fala-se bastante sobre o tema, mas ainda há certa confusão na hora de defini-lo. Pensando nisso, criei este conteúdo. Espero que ele seja esclarecedor e que dê algumas noções iniciais relacionadas à metodologia. Pronto para desvendar o novo marketing? Então, só vem!

 

O que é inbound marketing?

 

Também conhecido como marketing de atração, esse conceito revolucionou a abordagem que as empresas têm com seus clientes. A partir dele, o público passa a chegar ao negócio de maneira orgânica. Devido ao avanço tecnológico, às mudanças comportamentais da sociedade e à quantidade de tarefas que acumulamos, as pessoas não querem mais ser interrompidas por propagandas em seus momentos de lazer.

 

Agora, o desafio das organizações é ajudar o consumidor a entender os próprios problemas, responder dúvidas e apontar soluções. Os produtos ou os serviços a serem vendidos precisam cumprir um propósito na vida deles. Tudo isso apresentado de uma forma que não seja invasiva.

 

o-que-é-inbound-marketing-1

 

Como ele funciona?

 

Funciona da seguinte forma: são produzidos e compartilhados materiais específicos àqueles que buscarem na internet os assuntos em questão. A segmentação é extremamente importante. Só vai para a empresa quem realmente deseja o que ela tem a oferecer. O marketing de conteúdo é um braço vital do inbound. Afinal, ele, de forma ativa, coordena e distribui a produção de peças textuais.

 

Além disso, o método é adequado ao comportamento do consumidor atual. Hoje, quase ninguém mais realiza uma compra sem antes pesquisar na internet sobre o item. É nesse momento que, utilizando técnicas específicas — incluindo a otimização para mecanismos de busca (SEO)—, sua empresa será encontrada pelo possível comprador.

 

Após o contato inicial, ainda haverá um processo educativo até a conversão, chamado funil de vendas. Ele envolve a aprendizagem/descoberta, o reconhecimento do problema e a decisão da compra. Cada material produzido deve estar de acordo com o estágio do funil correspondente, conforme estratégia de inbound. O potencial consumidor passará por eles até chegar ao fechamento do negócio.

 

Logicamente, o marketing tradicional não morreu. Ele é essencial em determinadas estratégias. O inbound surge como uma alternativa moderna, altamente funcional, que serve para encantar clientes.

 

Quando começar a apostar no inbound marketing?

 

o-que-é-inbound-marketing-2Essa resposta é bastante óbvia: agora mesmo! Quanto antes, melhor. Isso porque, provavelmente, os seus concorrentes já estão explorando o recurso e conquistando clientes com ele.

 

Existe uma série de benefícios que a metodologia pode trazer à sua marca. Para começar, ela segmenta o público e apresenta seu negócio às pessoas que precisam dele. Trabalhe com bastante qualidade, e a visibilidade da empresa aumentará. Se os conteúdos realmente entregarem valor, eles serão compartilhados e atingirão mais pessoas.

 

Vale complementar que o inbound não é nada frio. A técnica permite um tratamento próximo com as pessoas, sempre entregando valor, de maneira que muitas delas vão esperar pelo próximo e-mail, post ou e-book. Não é um retorno bacana? Isso encurta o ciclo de vendas. Para completar, quando comparado ao outbound, o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é menor em quase 50%.

 

Quer mais vantagens? Medir resultados com agilidade é com o inbound mesmo. Alcance, tráfego, interações, compartilhamentos… Rapidamente, você pode fazer uma análise completa a fim de potencializar ainda mais os resultados. Por falar em números, também é esperado que o seu ticket médio cresça (público mais educado pelo negócio), bem como o Retorno Sobre Investimento (ROI) fique maior. Afinal, as ações são mais baratas e dão frutos em médio e longo prazos.

 

Espero que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Com certeza, você já é capaz de responder o que é inbound marketing. Que tal começar a fazer isso por sua empresa também? Para saber se o seu negócio está preparado para a mudança, leia o nosso outro artigo sobre maturidade digital!