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Marketing digital: o que é e qual é a diferença para o marketing tradicional?

Por Ramon Freitas | Redator na Go&Grow!

 

O artigo de hoje vai esclarecer, de uma vez por todas, o que é marketing digital. Explicarei, com detalhes, o conceito. Em seguida, farei a diferenciação entre ele o marketing tradicional. Separei, também, algumas vantagens de cada um para complementar a análise. Você sabe qual dos dois é o melhor? Leia até o final para descobrir!

 

O que é marketing digital?

 

o-que-é-marketing-digital-1O conceito é muito mais simples do que você imagina. Podemos classificá-lo como o conjunto de tarefas que alguém (pessoa ou empresa) realiza on-line para alcançar objetivos diversos. Entre eles destacam-se o desenvolvimento da identidade da marca, a criação de relacionamentos e o fechamento de novos negócios. Muito abrangente, não é mesmo?

 

Quando as mídias digitais são usadas para promover a marca, o produto ou o serviço, estamos lançando mão de uma estratégia de marketing digital. Hoje, época em que quase todo mundo está conectado, essa é a principal maneira que as organizações encontram para falar com o público. Tudo isso de maneira personalizada, em tempo real e com baixíssimo custo.

 

Mais que lazer, as pessoas usam a internet para facilitar suas vidas. Fazer compras, é claro, faz parte do pacote. Desse modo, as empresas devem marcar presença no universo virtual para conquistar o público. Mostrar a alguém que o negócio tem a solução para as demandas e os desejos dele é um passo decisivo para cativá-lo.

 

As ações on-line envolvem gestão de redes sociais, envio de e-mails, posts em blogs, newsletter, landing pages… Em cada canal, também é necessário pensar em estratégias de inbound marketing, marketing de conteúdo e técnicas de Search Engine Optimization (SEO) — otimização para mecanismos de buscas —, a fim de potencializar resultados. Mas isso é assunto para outro post.

 

Qual é a diferença entre o marketing digital e o tradicional?

 

O marketing tradicional envolve a comunicação em canais off-line, tais como rádio, televisão e meios impressos. Viu um anúncio em um outdoor? Recebeu um panfleto na rua? Achou graça em uma propaganda no intervalo da novela? Os três exemplos fazem parte desse tipo de marketing.

 

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Como pontos positivos, é possível citar o grande alcance das mídias, com visibilidade, inclusive, de pessoas mais velhas que permaneceram desconectadas. Outra questão é o grau de confiança que os usuários depositam em empresas cujos anúncios off marcaram suas memórias. Por fim, cabe ressaltar a maior durabilidade do material quando comparada à do digital.

 

Provavelmente você, agora, já sabe a diferença entre os dois tipos de marketing. O que muda é o ambiente de divulgação. No ambiente virtual, há possibilidades interessantes a serem exploradas, por custos atraentes. A segmentação é a primeira delas. A partir dos recursos disponíveis, você envia mensagens personalizadas para o seu público, considerando idade, hábitos de consumo e até hobbies.

 

Campanhas on-line não encontram barreiras. Elas podem ser acessadas, instantaneamente, por internautas do mundo todo. Outra questão legal é a chance de corrigir o que não estiver indo bem antes de os resultados chegarem a métricas piores. Tudo isso porque o marketing digital é mensurável. Com a análise de retorno sobre investimento (ROI), por exemplo, você avalia quanto a empresa ganhou com os investimentos e aprimora a estratégia.

 

O objetivo deste artigo não é apontar qual tipo (on-line ou off-line) é melhor. Até porque não existe uma resposta definitiva. Os resultados são melhores quando há a integração entre eles.

 

Ao saber mais sobre o que é o marketing digital e sua diferença em relação ao tradicional, você estará mais preparado para pensar em uma ação de sucesso. Aproveite para continuar o aprendizado sobre o assunto! Leia o nosso outro conteúdo que mostra como uma estratégia complementa a outra.