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Google Meu Negócio: por onde começar?

Por Luiza Curityba | Redatora na Go&Grow!

 

Você sabe o que é, por onde começar e como usar o Google Meu Negócio? Caso a resposta seja negativa, fique tranquilo! Estamos aqui para explicar e disponibilizar um passo a passo sobre essa importante ferramenta que pode (e deve!) ser utilizada em negócios de todos os tamanhos. E se você já ouviu falar, mas ainda não sabe a melhor maneira de aproveitar a estratégia em sua marca ou precisa de um empurrãozinho para adotá-la, este artigo também é para você.

 

Vamos lá? Boa leitura!

O que é o Google Meu Negócio?

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A ferramenta Google Meu Negócio é gratuita e tem como objetivo principal facilitar que a sua empresa seja encontrada nos resultados da rede de pesquisa do Google e do Google Maps. Com ele, ao buscarem por um determinado negócio, os usuários têm fácil acesso a informações como a localização da organização, seu horário de funcionamento e produtos ou serviços oferecidos. Além disso, é possível disponibilizar fotos, contatos e promoções.

 

Digitalmente, para sua marca, as amplas funções da estratégia promovem visibilidade. Consequentemente, seus clientes e os potenciais clientes descobrem quem você é, o que vende e como dispõe seu negócio no mercado. Tudo isso traz credibilidade à empresa e, portanto, abre portas para o crescimento. Afinal, quanto mais pessoas encontrarem você, mais conhecido será o seu serviço.

 

De novo, vale destacar que o Google Meu Negócio, assim como o marketing digital, é benéfico para empresas de diferentes tamanhos. Pequenos negócios locais são muito bem vistos quando aparecem em resultados de busca. O efeito vai, sobretudo, ajudar a entender e ampliar a presença nas redes e também pessoalmente. Já está se perguntando como cadastrar sua marca na ferramenta? Este é o assunto do nosso próximo tópico. Confira!

 

Passo a passo para aparecer nos resultados de pesquisa

 

A primeira ação para utilizar o Google Meu Negócio é ir até a página inicial da ferramenta. Lá, clique em “gerenciar agora”. Em seguida:

 

1.      Cadastre o negócio

O passo anterior abrirá uma segunda página em que você deve preencher o formulário de cadastro. Nele, coloque nome da empresa, endereço, código postal e categoria. Informe como seus clientes são atendidos, confirme as informações e aceite os termos de serviço. Continue o procedimento e insira o número do seu celular. Você receberá um SMS com um número de confirmação. Digite-o na ferramenta!

 

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2.      Aguarde o código do Google

Após a etapa on-line, o Google enviará uma carta pelo correio (que pode demorar de sete a 15 dias úteis para chegar) com um novo código de verificação para, assim, confirmar o seu endereço. O documento vai conter um link e as indicações para confirmar seu local. Acesse-o, siga as orientações e pronto! Você poderá editar e gerenciar a conta do Google Meu Negócio.

 

3.      Atualize imagens e dados

Com tudo confirmado, você terá liberdade para adicionar fotos e informações complementares ao cadastro da sua empresa. Inclua fotos do seu estabelecimento e de produtos, coloque o horário de funcionamento e as formas de contato. É válido, ainda, adicionar uma breve descrição do negócio.

 

Dicas de otimização

Mantendo o seu perfil no Google Meu Negócio constantemente atualizado para otimizar o uso da ferramenta, é importante responder aos comentários dos usuários e gerar interação. As avaliações dos clientes são fundamentais para gerar engajamento e troca entre marca e consumidor. Responda a todas com atenção, mesmo as negativas. Elas demandam mais cuidado, e é especialmente relevante lembrar o valor de um feedback para aplicar melhorias à empresa.

 

Para aprimorar a experiência de quem encontrar o seu negócio, aposte nas postagens (os conteúdos ficam ativos por uma semana), viabilize agendamentos e habilite a troca de mensagens para que o navegante entre em contato direto com a sua empresa de forma simples e rápida. Tanto quanto nas avaliações, seja atencioso e mostre disponibilidade para responder dúvidas e fornecer informações.

 

Agora que você já conhece os benefícios e sabe por onde começar a usar o Google Meu Negócio, é hora de colocar a mão na massa. Aproveite o momento para conhecer novas estratégias e expandir o horizonte. Já pensou em investir em anúncios no Waze, por exemplo? Clique aqui para descobrir se vale a pena. Finalmente, não se esqueça: conte sempre com a Go&Grow!