Blog

YouTube: quando e como produzir conteúdo para a rede?

Por Geara Franco | Redatora na Go&Grow!

 

Produzir conteúdo para YouTube pode, sim, ser um grande atrativo de clientes para a sua empresa. Mas, para isso, é preciso muito planejamento

 

Completando 15 anos, o YouTube é a maior rede social de vídeos do mundo. São diversas modalidades e assuntos abordados na plataforma que atinge, mensalmente, quase dois bilhões de usuários ativos. Todos procurando e consumindo uma imensa diversidade de material audiovisual. 

 

Mas será que a sua empresa tem espaço nesse público? O seu nicho está inserido no YouTube? O seu canal tem um assunto realmente pertinente a tratar? É tão fácil assim se inserir na rede? É o que você vai descobrir neste texto. Confira! 

 

Produzir conteúdo para o YouTube é simples?

Não, mas é completamente possível! É imprescindível que, antes de tudo, seja feito um estudo sobre a real necessidade de estar na rede social. Com a resposta positiva, o próximo passo é construir todo um aparato de local, roteiro, equipamentos, constituindo uma estrutura que proporcione criar conteúdo de qualidade.

 

A sua empresa não deve estar no YouTube para ser “só mais um canal”. O negócio abordará um assunto sobre o qual tem domínio. É exatamente essa a imagem que você precisa passar.

 

Sua empresa tem espaço nesse público?

É preciso fazer uma análise do nicho em que a sua empresa atua e conferir se ele está presente no YouTube. Como a rede social de vídeos abrange tanto B2B quanto B2C, já garante que pode, sim, haver público. No entanto o material deve ser bem produzido e com informações que realmente valham o tempo do cliente.

 

O seu canal terá um assunto realmente pertinente?

Produzir conteúdo para YouTube não é apenas gravar um vídeo e postar. É necessário um roteiro elaborado que solucione ou que indique como o cliente pode solucionar um problema. Afinal, além de chamar a atenção de quem vai consumir o vídeo, ele deve cumprir o que promete.

 

É tão fácil assim ter um canal na rede?

Criar uma conta no YouTube é a parte fácil, mas o estudo de mercado, a produção, a frequência de postagens (que deve ser seguida à risca), além de diversos outros pormenores, vão demandar bastante tempo, atenção e investimento.

 

É necessário não apenas pensar bem antes de começar a produzir conteúdo para YouTube, mas possuir ou contratar quem possua aparato para fazer o projeto ter valor no mercado. Caso contrário, a ideia pode afastar os clientes em vez de prospectá-los.

 

Devemos saber diferenciar o que é apenas uma ideia legal (ter um canal no YouTube) do que é uma ideia rentável (ter um canal relevante no YouTube). O marketing digital é crucial para empresas que buscam o crescimento no mercado, não sendo um gasto, mas sim um investimento que fará você colher ótimos frutos. Invista para ser visto!

 

Agora que você já sabe tudo sobre produzir conteúdo para YouTube, que tal descobrir qual é a maturidade digital do seu negócio? Clique aqui para saber mais!