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Tudo que você precisa saber sobre as métricas do marketing digital

Por Ramon Freitas | Redator na Go&Grow!

 

Olá! Hoje eu proponho que a gente converse um pouquinho sobre as métricas do marketing digital. O assunto é importante e tem potencial de melhorar significativamente os seus resultados. Valerá a pena — eu prometo.

 

Vou conceituar o assunto e logo abaixo já mostrarei algumas (apenas uma pequena parte) das métricas mais utilizadas por grandes empresas. Pareceu interessante? Continue aqui comigo que eu vou contar tudo!

 

Qual é a importância das métricas no marketing digital?

As métricas são indicadores de performance. Nesse sentido, elas poderão auxiliar a sua empresa na tomada de decisões, confirmando o sucesso de uma ação de marketing digital ou apontando a necessidade de mudar de direção. Sem monitoramento, fica impossível ter a confirmação se o caminho que escolhemos seguir é o correto.

 

Existem muitas métricas que podem ser escolhidas de acordo com o seu propósito. Cada estágio do funil de vendas e cada plataforma (e-mail, blog, redes sociais, e-commerce) exige métricas específicas. Tudo dependerá do que você deseja investigar e de qual impacto o resultado causará no trabalho de marketing.

 

Os benefícios proporcionados pela análise são muitos. Entre eles, destaco o melhor entendimento da sua persona, o aperfeiçoamento da comunicação (empresa x cliente), a melhoria no investimento de recursos e a otimização do planejamento.

 

Quais são as métricas do marketing digital que devem ser analisadas?

Abaixo, eu separei algumas das principais métricas relacionadas ao marketing digital. Você conhecerá um pouco mais sobre elas e saberá quais delas são importantes para o seu negócio. Cada uma tem uma finalidade específica. Contudo, quando todos os números são interpretados em conjunto, um diagnóstico preciso do seu trabalho é revelado.

 

Retorno sobre investimento (ROI)

Essa métrica auxilia, e muito, a gestão financeira do seu negócio. Com ela, é possível saber se o que está sendo investido tem gerado resultados. Quem deseja alcançar o lucro e aplicar o dinheiro corretamente não pode ignorar o ROI. 

 

Para calcular, é preciso considerar os ganhos financeiros (receita) – o valor investido / pelo valor investido novamente. Imagine que uma organização tem 10.000 de lucro e investiu 2.000 em uma ação de marketing. Logo: 10.000 – 2.000 / 2.000 = 8. Ou seja, a empresa teve o retorno de oito vezes sobre o valor inicial investido na estratégia.

 

Custo de aquisição de cliente (CAC)

O objetivo dessa medida é informar o valor gasto para aquisição de cada cliente. A lógica do cálculo consiste em avaliar o custo das estratégias de marketing digital em determinado período com o número de clientes efetivos alcançados.  

 

Taxa de retenção de clientes

O foco desse indicador é avaliar como a sua empresa tem fidelizado os consumidores no meio on-line. Quem compra está retornando para fazer novos pedidos? A resposta diz muito sobre o negócio. Além disso, a satisfação do cliente também é colocada em pauta com o objetivo de encantá-los sempre. Talvez, a estratégia de pós-venda pode ser repensada ou, até mesmo, problemas com a venda serem identificados.

 

Taxa de conversão

Aqui, você descobrirá se as ações de marketing digital realmente estão dando resultado, ou seja, gerando vendas. A taxa vai avaliar quantos dos seus potenciais consumidores se tornaram, de fato, clientes. 

 

Agora que você já conhece o que são e quais são as principais métricas do marketing digital, que tal dar um novo passo? Entre em contato com a gente que vamos ajudar você a traçar o diagnóstico da sua empresa. Mostraremos o que é importante identificar e aplicar em seu negócio.