Blog

Quando usar ferramentas de automação de marketing?

Por Ramon Freitas | Redator na Go&Grow!

 

E aí? Você está aproveitando tudo o que a tecnologia pode oferecer ao seu negócio? Hoje, vamos conversar sobre um conceito muito fácil de ser explicado. Acontece automação de marketing quando uma empresa aplica tecnologias capazes de simplificar processos na área, tornando-os mais eficazes. É importante considerar que, apesar da otimização, o caráter pessoal no tratamento com o público não pode sofrer prejuízo.

 

Simples, não é? Fica ainda mais fácil com a ajuda de plataformas intuitivas capazes de aumentar, e muito, performance da sua empresa. Quer fazer parte dessa realidade? Com certeza, quanto antes houver adequação, melhor será para o negócio. Basta ler bastante sobre o tema e dar o primeiro passo em direção ao sucesso. A seguir, mostrarei como fazer isso!

 

Simplificando a automação de marketing

 

ferramentas-de-automação-de-marketing-1Todo o conjunto de interações entre a marca e o consumidor que não são manuais faz parte das tarefas automatizadas. Dessa forma, o envio de e-mails para um grupo específico de leads, o agendamento de postagens nas redes sociais e os robôs (chatbots) que auxiliam o atendimento se enquadram na categoria.

 

O inbound marketing se beneficia muito com a automação, principalmente no que se refere à gestão de leads. Assim, os consumidores em potencial podem passar pelo funil de vendas sem grandes intervenções da equipe. Muito legal, não é? Mas, para conseguir tal feito, é preciso ter uma base de conteúdo produzido e conhecimento sobre o assunto.

 

Com a técnica, a estratégia continua sempre rodando, tanto com relação à atração de novos clientes quanto à nutrição de leads e à fidelização dos demais. Em resumo, com certeza, vale a pena investir na automação de marketing para alavancar seus resultados.

 

Como em todas as áreas, as métricas da automação são indispensáveis para avaliar o sucesso de determinada ação. Elas indicam o desempenho de todo o funil, permitindo a correção imediata de falhas. Desde a abertura de e-mails até as conversões, nada passa despercebido.

 

Um mundo de possibilidades

 

ferramentas-de-automação-de-marketing-2As ferramentas de automação de marketing permitem que a sua empresa execute uma infinidade de tarefas. Entre elas, destaco a criação dos fluxos de automação. Após a escolha do player que melhor se adapte à realidade do seu negócio, você pode programar uma série de ações em cadeia que leve os leads através do funil. Em cada momento do potencial consumidor, você poderá criar determinado fluxo.

 

Muitas ferramentas oferecem o envio automático de e-mails. Isso vale tanto para os fluxos quanto para campanhas específicas e envios segmentados. Por falar no assunto, a segmentação de base é outro recurso importante. A partir da coleta de informações dos leads, a plataforma pode separá-los conforme profissão (área de atuação), cargo, momento da compra e orçamento.

 

Para captação de novos leads, a criação de landing pages automáticas é uma boa alternativa. Seja qual for a estratégia, é fundamental contar com recursos, também automatizados, de acompanhamento das ações e monitoramento de leads.

 

A integração com a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) permite que o vendedor otimize a abordagem ao cliente a partir do conhecimento de todos os dados e histórico dele com a marca. Para encerrar as opções que trouxe, cito o teste A/B. Ele permite comparar a preferência do público (melhores resultados) a partir de duas versões de algo, seja um e-mail, seja uma landing page, por exemplo.

 

Players para facilitar o dia a dia

 

A seguir, separei algumas das principais opções no mercado que auxiliarão na automação de marketing do seu negócio. Acompanhe!

 

RD Station Marketing

Recurso multifuncional que possibilita o disparo de e-mails marketing, otimização de conteúdos segundo boas práticas de SEO, criação de landing pages, gestão de mídias sociais, configuração de lead scoring (sistema de pontuação para otimizar suas conversões), acompanhamento e interação com os usuários, integração com CRM e muito mais.

 

HubSpot Marketing Hub

Plataforma mais usada na América Latina, referência em inbound marketing. Possui integração com CRM próprio, permite o acompanhamento dos resultados, possibilita o uso de listas de segmentação específicas, oferece modelos de teste A/B e e-mail marketing, conta com chat para atendimento dos clientes, entre outras funcionalidades.

 

MailChimp

Plataforma de e-mail marketing totalmente acessível. Além do recurso completo, que inclui modelos, segmentação da base, editor de imagens, jornadas de compras pesquisas e relatórios, ela apresenta funções mais complexas. Também há integração com CRM, testes A/B, landing pages e formulários de cadastro, por exemplo.

 

Após conhecer as inúmeras possibilidades de automação de marketing que impactarão sua estratégia, você deve estar ansioso para começar a usá-las, certo? Imergir no mundo digital é vivenciar o futuro com todas as conquistas que ele lhe reserva. Mas que tal estudar mais um pouco? Leia o nosso outro conteúdo sobre a automação para WhatsApp!