Blog

Endomarketing: mitos e verdades

Não deixe que interpretações erradas atrapalhem o endomarketing de sua empresa

 

O endomarketing consiste em trabalhar a parte interna da empresa. O foco está sempre nos funcionários e na percepção destes a respeito do lugar em que atuam. A intenção da estratégia é contribuir para o envolvimento com a organização, fazendo com que eles “vistam a camisa”.

 

Segundo o pesquisador Wilson Cerqueira, o endomarketing “melhora a comunicação, o relacionamento e estabelece uma base motivacional para o comprometimento entre as pessoas e das pessoas com o sistema”. (CERQUEIRA, 1994, p.52).

 

Porém, o conceito de marketing interno pode causar dúvidas nos gestores, e algumas interpretações errôneas podem ocorrer. Por isso, reunimos nesse artigo os mitos e as verdades que costumam gerar questionamentos sobre a estratégia.

 

 

“OS RESULTADOS DO ENDOMARKETING APARECEM RÁPIDO” –  MITO

 

Trabalhar com pessoas de pensamentos distintos e tornar o ambiente um lugar agradável para todos não são tarefas fáceis. Por isso, os resultados do endomarketing aparecem em médio e longo prazos.

 

“ENDOMARKETING É O MESMO QUE COMUNICAÇÃO INTERNA” – MITO

 

Comunicação interna é quando a empresa tem uma maneira própria de informar aos seus funcionários os acontecimentos internos. É feita por meio de canais de comunicação formais. Jornais internos, e-mails corporativos, murais de informação e banners são exemplos.

 

Já o endomarketing é a utilização da informação de maneira estratégica, gerando engajamento através da mensagem. Ele age por meio de peças informativas, interativas e que tenham o poder de atrair interesse espontâneo.

 

“PARA TRABALHAR COM MARKETING INTERNO, É PRECISO TER CONHECIMENTO APROFUNDADO SOBRE OS PERFIS COMUNICACIONAIS DA EMPRESA” –  VERDADE

 

Uma mensagem pode gerar múltiplas interpretações. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso pensar em todas as significações possíveis e cuidar para que não sejam negativas. Para alcançar o sucesso, existem estratégias efetivas, como grupos focais, ferramentas de feedback e estudos de receptividade.

 

“A VERDADE DEVE SER SEMPRE DITA, SEJA BOA OU RUIM” – VERDADE

 

Independentemente da intenção a ser passada, é fundamental que a confiança entre o leitor e o emissor seja mantida. Transmitir uma informação incorreta como forma de manter a fidelidade do público é um erro grave. Isso pode acarretar a perda da boa relação com os funcionários. O grande segredo do marketing interno e da comunicação interna é anunciar de maneira correta, evitando uma reação negativa ao fato. Ao contrário disso, a verdade pode servir como uma forma de buscar melhoria e motivar os funcionários a trabalharem melhor.

 

“O ENDOMARKETING SÓ ATINGE O CHÃO DE FÁBRICA” – MITO

 

Todos os níveis da empresa podem e devem ser impactados pelo marketing interno. Mesmo nos setores de direção e gerência, é importante trabalhar a informação e a motivação, fazendo com que todos recebam os mesmos incentivos e atuem em conformidade com os conceitos da empresa, focados nos mesmos objetivos. Os profissionais da comunicação devem manter o foco na linguagem correta a ser utilizada com os públicos específicos. Assim, facilitam o entendimento e aumentam o interesse na informação. Para que isso ocorra, é fundamental conhecer a fundo o público, suas expectativas e as formas corretas de atingi-lo.

 

Para que o endomarketing tenha resultados concretos, é preciso inovar. Por isso, incrementar suas ações com mídias alternativas é sempre uma boa estratégia. Preparamos um material rico, com dez delas, que pode ajudá-lo a começar a ter melhores resultados em curto prazo. Clique no banner a seguir e baixe o e-book gratuito.