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Marketing de influência: como apoiamos a Kinross para transformar colaboradores em influenciadores, fortalecendo a comunicação interna.

Programa Kinfluenciadores

A Kinross Brasil Mineração é a subsidiária da canadense Kinross Gold Corporation que opera no Brasil, concentrando-se na mineração, beneficiamento e comercialização de ouro. Com sede em operações na cidade de Paracatu (MG) e com atuação também em infraestrutura de geração de energia (em Goiás) para suportar a mina, a empresa contribui com cerca de 22% da produção nacional de ouro.

Desafio

Com quase 5.000 pessoas distribuídas em diferentes localidades e turnos, a Kinross enfrentava o desafio de ampliar o alcance da comunicação interna, fortalecendo o engajamento dos(as) colaboradores(as) e contratados(as), especialmente nas áreas operacionais. A comunicação feita apenas por líderes e canais institucionais precisava de reforço em capilaridade, legitimidade e proximidade com as realidades locais.

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Estratégia

A solução foi a criação do Programa Kinfluenciadores – uma rede de influenciadores internos formada por colaboradores (as) de diversas áreas e unidades da empresa. O grupo atua como multiplicador das mensagens institucionais, protagonista no compartilhamento de conteúdo e aliado estratégico da Comunicação e da Liderança.

Atuamos ativamente em todas as etapas do programa, incluindo:

• Apoio no planejamento estratégico e definição do perfil ideal dos influenciadores;

• Desenvolvimento de identidade e peças de divulgação para diferentes públicos (lideranças, influenciadores e geral);

• Condução de workshop de formação, com dinâmicas práticas e conteúdos sobre o papel do influenciador, boas práticas de comunicação e storytelling;

• Criação de desafios mensais gamificados e do espaço editorial “Olhar do Kinfluenciador”, dentro dos canais internos da empresa.

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Resultados

• Formação da primeira turma com representatividade de todas as áreas estratégicas da operação;

• Aumento da participação de empregados nos canais internos, ampliando o alcance e a legitimidade da comunicação;

• Reforço da cultura de pertencimento e valorização das pessoas, por meio de conteúdos colaborativos, espontâneos e com maior conexão com o dia a dia dos times;

• Consolidação de uma rede de vozes legítimas que fortalecem o clima organizacional e o orgulho de ser Kinross

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