Marketing de Experiência
Ambientação de Paracatu (MG) para o Festival do patrimônio Cultural
O marketing de experiência como ferramenta para intervenções culturais e engajamento
A Kinross Brasil Mineração é a subsidiária da canadense Kinross Gold Corporation que opera no Brasil, concentrando-se na mineração, beneficiamento e comercialização de ouro. Com sede em operações na cidade de Paracatu (MG) e com atuação também em infraestrutura de geração de energia (em Goiás) para suportar a mina, a empresa contribui com cerca de 22% da produção nacional de ouro.
Como patrocinadora do Festival Cultural de Paracatu desde sua primeira edição, a Kinross buscava, em 2025, não apenas reafirmar seu apoio à cultura local, mas também transformar essa presença em uma experiência sensível e significativa para a cidade. O desafio era criar uma atuação que extrapolasse o patrocínio tradicional e posicionasse a marca como agente ativa de transformação e conexão social, valorizando a identidade local sem descaracterizá-la e, ao mesmo tempo, engajando tanto o público externo quanto os empregados da empresa.
Desenvolvemos uma estratégia de marketing de experiência baseada em intervenções artísticas e culturais, por meio de ambientações que ocuparam pontos estratégicos da cidade com cor, música, poesia e memória. Inspiradas na estética do artista convidado em 2025 (Alceu Valença) e nas tradições populares locais, as ativações buscaram estimular a criação de conteúdo espontâneo, provocar sensações e promover o sentimento de pertencimento coletivo.
A partir disso, criamos uma narrativa em torno do “Cordel do Cerrado”. As peças, desenvolvidas com design inspirado na literatura de cordel e na xilogravura, contavam a história do relacionamento da Kinross com a cultura, a música e os projetos sociais da região.
As principais ativações incluíram totens interativos em tamanho real, espaços instagramáveis, elementos visuais imersivos e ativações sensoriais, transformando ruas e praças em verdadeiras narrativas vivas. Vale mencionar que por meio da estratégia apoiamos, também, o desenvolvimento local, que é pilar da empresa, através da contratação de artistas e fornecedores da própria cidade.
A experiência se estendeu também ao ambiente interno da empresa, conectando os empregados à proposta do festival, fortalecendo vínculos com a comunidade e incentivando a participação.
A ação colaborou para posicionar a Kinross, aos olhos da comunidade, como uma presença sensível, próxima e genuinamente comprometida com a valorização cultural de Paracatu. A ambientação artística foi amplamente reconhecida por organizadores, moradores e imprensa local como um dos pontos altos do festival, contribuindo para fortalecer a reputação da empresa como agente de transformação social e cultural.
Além disso, o engajamento espontâneo nas redes sociais aumentou visivelmente, com diversas postagens marcando a marca e interagindo com os espaços instalados, gerando conteúdo orgânico, positivo e alinhado ao posicionamento institucional da empresa. Internamente, a experiência também refletiu de forma positiva: os empregados se sentiram parte do projeto, demonstrando orgulho e pertencimento, e reforçando o vínculo entre a companhia e o território onde atua.
A estratégia demonstrou que o patrocínio cultural, quando vivido como experiência e não apenas como apoio financeiro, pode se transformar em um poderoso vetor de marca, reputação e conexão real com as pessoas.