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Como fazer um e-book que gera leads qualificados para a sua empresa

Da ideia ao layout, siga o caminho do sucesso no seu e-book

Com as estratégias de Inbound Marketing ganhando cada vez mais espaço, conhecer suas ferramentas é essencial para prosperar. Talvez uma das técnicas mais importantes no processo seja saber como fazer um e-book. E é isso o que abordaremos neste artigo. Um guia prático e simples sobre como criar um e-book de sucesso, que o ajudará a captar leads qualificados.

 

O que é um e-book?

 

O e-book é um livro eletrônico. Ele é um material rico, com informações relevantes e de fácil assimilação pelos leitores. É escrito e diagramado para simplificar a leitura em plataformas digitais – tablets, smartphones, computadores, etc.

 

Muito se engana quem pensa que é apenas a versão eletrônica de um tradicional livro impresso. Ele precisa respeitar as características do meio no qual está sendo distribuído. Não existe uma receita de bolo para o e-book perfeito. Mas, seguindo alguns passos, é possível criar um material que cative seus potenciais clientes.

 

Qual é o objetivo de criar um e-book?

 

Simplificando, podemos dizer que o e-book é uma moeda de troca. No Inbound Marketing, ele funciona como um benefício que a empresa dá ao cliente para obter as suas informações. Por isso, deve ser específico e coerente com os seus objetivos.

 

Muitas vezes, ele é a porta de entrada de um novo cliente para o universo de sua marca. Assim, serve para educar o público sobre tudo o que a cerca. O e-book vai além do blog! Ele se aprofunda nas questões levantadas na plataforma de texto, oferecendo aos visitantes conhecimentos mais detalhados.

 

O objetivo principal de um e-book é gerar desejo no consumidor pelas informações que ele contém. Assim, é ferramenta fundamental na captação de novos leads para a jornada de compras de sua empresa.

 

Como criar um e-book de sucesso

 

Agora já sabemos o que é e para que serve um e-book. Que tal aprender dicas sobre como fazer um e-book que irá auxiliá-lo na captação de leads? Elencamos alguns passos que o ajudarão nessa missão.

 

1 – Qual é a sua persona?

 

Antes de criar qualquer material para um fluxo de Inbound Marketing, revise as suas personas. Não comece a escrever sem ter a certeza de para quem a mensagem será direcionada. Assim, o trabalho ganha mais valor, pois será possível abordar com mais assertividade as questões que afligem seu público.

 

2 – Pesquisa

 

O conteúdo de um e-book precisa ser de qualidade para o público. Sendo assim, é necessário que você faça uma boa pesquisa antes de escrever. Não adianta falar “mais do mesmo”. Certifique-se de que a informação que está passando não é senso comum entre o público que você mira.

 

3 – Título

 

Nós já abordamos esse assunto quando falamos sobre como fazer um e-mail marketing de qualidade. Mas ele é importante para todos os conteúdos do Inbound Marketing. No e-book, não é diferente. Construir um título provocativo, que capte a atenção e gere o desejo de baixá-lo, é essencial.

 

4 – Redação

 

Por meio de seus e-books, os potenciais clientes precisam perceber que sua empresa é autoridade no assunto. A escrita precisa passar essa percepção. Mostre de forma prática a certeza sobre o que está falando.

 

Embora o lead possa imprimir o seu conteúdo, a grande maioria irá lê-lo em uma tela. Por isso, alguns cuidados são necessários para a comodidade do leitor:

 

• Faça a divisão em capítulos;
• Siga uma sequência lógica (introdução, desenvolvimento e conclusão);
• Use parágrafos curtos;
• Valorize hiperlinks para outros materiais que tenha produzido;
• Utilize formas para a valorização do texto: negrito, itálico, sublinhado, cores, etc.

 

5 – Diagramação

 

O cuidado visual é tão importante quanto o textual. O e-book não pode ser cansativo para que o leitor chegue ao seu fim. Além de estar alinhado com a sua identidade visual, invista em uma diagramação que:

 

• Use imagens e ilustrações para auxiliar a compreensão;
• Adicione espaços em branco para dar respiro ao conteúdo;
• Não deixe grandes blocos de texto juntos;
• Evite contrastes muito fortes;
• Use um tamanho de fonte que facilite a leitura.

 

6 – Revisão e otimização

 

Com tudo pronto, faça uma boa revisão do conteúdo. Ela deve abordar não apenas aspectos gramaticais, mas também de otimização do texto. Tenha a certeza de que o conteúdo está sendo “publicado” com toda a qualidade que merece.

 

Agora você já sabe como fazer um e-book que irá atrair mais leads para a sua estratégia de Inbound Marketing. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco. Será um prazer trocarmos uma ideia. Siga-nos também nas redes sociais.